EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “MINORIAS EXCLUÍDAS”

Entre os dias 05 e 13 de abril, os alunos do 9ªA realizaram um trabalho sobre o gênero textual: exposição fotográfica, a partir da obra “Minorias Excluídas” de um dos mais importantes fotógrafos de atuação no Brasil, Araquém Alcântara.

Com este mesmo tema, os alunos idealizaram uma exposição fotográfica no Colégio, reunindo um acervo de 200 fotos com variados grupos sociais considerados como minorias excluídas não só no Brasil, como em outros países ao redor do mundo, entre eles estão: os ciganos, os indígenas, refugiados, moradores de ruas, artistas de ruas, vendedores ambulantes, entre outros grupos.

Após a apresentação e discussão do tema em classe, e seguindo as orientações da professora, os alunos partiram para a parte prática da atividade, eles mesmos fotografaram muitos destes grupos sociais trabalhados. Ao final, a exposição fotográfica foi comentada em sala de aula por cada equipe de alunos participantes.

“Os alunos surpreenderam, realmente eu não imaginava o quanto eles se entregariam a esta atividade e que pudessem ir muito além do que foi proposto. O resultado foi não somente a captura de boas fotos ou de comoção por estes que vivem à margem da sociedade, mas da forma como tratamos e percebemos estas pessoas que estão por aí, ao nosso redor…Isto prova que quando damos voz e oportunidades aos nossos meninos e meninas eles nos mostram o quanto são capazes, fazendo do processo de aprendizagem uma experiência para a vida!”

Josiane Mendonça
Professora de Língua Portuguesa – Fundamental II

alcr5 São Paulo 28/09/11 – CIDADES – CRIANÇAS USUARIAS DE CRACK – Crianças usuarias de crack, na região da cracolândia em São Paulo. FOTO ANDRE LESSA/AE.